LIDERGIA® – A energia que emana da liderança. O primeiro aniversário

O projeto LIDERGIA® está comemorando, neste mês de abril, seu primeiro ano de existência.

Foi um ano de muito aprendizado e de muito trabalho para divulgar ideias novas e diferentes sobre a arte e a ciência da Liderança, aliando as descobertas da Ciência e como elas podem ser acopladas aos princípios básicos de uma liderança eficaz.

Confesso que não é fácil mostrar às pessoas algo que não se vê, não se mede, não é tangível, embora possamos ver e medir seus efeitos: nossa energia.

Enquanto a grande maioria das pessoas ainda não se deu conta que é a energia que move o mundo, existem outras, poucas, inclusive eu, que a energia é a mola da evolução humana. Sem ela, nada caminha e nada se transforma.

Neste trajeto pude perceber que a Ciência, em diferentes aspectos, vem demonstrando este fato principalmente no que diz respeito aos Seres Humanos.

O avanço da Neurociência mostra que até os nossos pensamentos e sentimentos são formas de energia que se propagam em forma de ondas. E a Física mostra que toda onda possui frequência e vibração. E isto é comprovado por aparelhos que medem nossas ondas cerebrais e pelos tomógrafos de última geração.

Para mais, já foram detectados uma série de neurotransmissores responsáveis pelos nossos estados de humor e de ânimo.

A Psiconeuroimunologia, um outro ramo da Medicina, mostra a relação direta entre estes estados, os neurotransmissores e o impacto que isso causa na nossa saúde física e mental.

Quando juntamos tudo isso, percebemos que a liderança destes novos tempos, liderança 4.0, não pode ficar imune à estas descobertas e como elas são de valia para atingir altos graus de produtividade aliado à uma qualidade de vida integral.

Quando o mercado e as práticas modernas de liderança estão exigindo muito mais que competências técnicas, fica claro que as competências sociais e comportamentais passam a ter um valor fundamental para o sucesso dos colaboradores e das corporações.

E o que é isso senão uma mudança de conduta fundamentada em pensamentos, sentimentos e moções? E o que é isso senão uma forma CONSCIENTE de empregarmos nossas energias física e mental?

Deixo o convite para comemorarmos juntos este primeiro ano de projeto.

E como nenhum homem é uma ilha, quero agradecer de coração à minha esposa Lucia, às minhas filhas Ana Carolina Fava Salata e Ana Lucia Meyborg pelo incentivo contínuo.

Ao meu amigo Sergio Eduardo Cunha, sempre presente, pelas ideias e sugestões no aprimoramento do conteúdo. Sem sua ajuda o site www.lidergia.com.br ainda estaria no papel. Serei sempre grato pela sua generosidade.

Agradeço também ao Alvaro Doria, Claudia Dreger e Deise Cavalheiro por terem “vestido a camisa” do projeto incentivando sua divulgação através de seus comentários e trazendo ideias e considerações sempre pertinentes.

E, a todos aqueles que ainda não conheço pessoalmente, mas que se manifestam e se manifestaram, meu muito obrigado.

Caso você ainda não conhece este projeto, junte-se a nós. Vamos participar juntos deste segundo ano de projeto.

Você topa?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *